IBAMA - www.ibama.gov.br

O IBAMA conta com a sua colaboração! Ajude o Brasil a dizer não ao tráfico de animais silvestres. Se decidir ter um animal silvestre como animal de estimação, não compre animais de criadouros ilegais e não adquira animais provenientes do tráfico e do comércio clandestino.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Amazônia

A região amazônica já era cobiçada pelas riquezas desde a chegada dos primeiros colonizadores, no século XVII. Inicialmente, os habitantes viviam da pequena agricultura e do extrativo vegetal.
Manaus, a antiga capital da borracha, voltou a crescer após a criação da Zona Franca, há 40 anos atraindo indústrias com incentivo fiscais e redução das taxas alfandegárias. O Projeto enquadrou-se na estratégia do governo militar de levar o desenvolvimento para a região de fronteira.
A biodiversidade local é a maior do mundo, a região abriga entre 15% e 20 % de todas as espécies animal e vegetal conhecidas. Aumentar o valor econômico da floresta mantida de pé, aproveitando o grande potencial de biodiversidade, é o caminho a ser buscado. A exploração sustentável de madeira começa a crescer. A Amazônia pode ser compensada economicamente pelos benefícios ambientais que force ao planeta. Ao abrigar um terço das florestas tropicais do mundo, a região é a chave para o equilíbrio climático global.


 Fonte: Guia do Estudante, Atualidades Vestibular, p.214

Nenhum comentário: