IBAMA - www.ibama.gov.br

O IBAMA conta com a sua colaboração! Ajude o Brasil a dizer não ao tráfico de animais silvestres. Se decidir ter um animal silvestre como animal de estimação, não compre animais de criadouros ilegais e não adquira animais provenientes do tráfico e do comércio clandestino.

sábado, 22 de agosto de 2009

Destuição da camada de ozônio


Na atmosfera entre, 12 e 50 km de altitude, forma-se grande quantidade de ozônio (O3), constituindo uma camada que protege o planeta da radiação ultravioleta (UV) e funciona como um verdadeiro 'filtro solar'. Esse gás (o O3) se dá a partir da associação do Oxigênio (O2) e com a ação do raio UV. Os gases poluentes lançados pelas atividades humanas podem perturbar o equilíbrio do sistema Terra-atmosfera. Por exemplo, a quantidade de ozônio na estratosfera tem diminuindo.
Embora lançado no ar pelos países mais industrializados, com a circulação da atmosfera esses gases são transportados pelo ar e acabam se concentrando na Antártida, onde se deram origem deste problema: o 'buraco' na camada de ozônio. Esta frase que se popularizou, mas está imprópria em seu contexto, visto que não é um "buraco", mas sim uma rarefação. Afim de tentar diminuir esse efeito, foram realizadas várias reuniões com os representantes dos países desenvolvidos e emergentes para 'analisar' esse quadro ambiental sem afetar muito sua economia.
Um desse acordos foi Protolo de Kyoto, na China onde 179 países já retificaram-se.
Uma de suas ‘regras’ era que os países teriam que diminuir em 5,2% suas emissões de gás carbônico (CO2) em relação aos índices de 1990.
Também se estabelecem três Mecanismos de Flexibilidade. O primeiro seria a Implementação Conjunta (Joint Implemention), seguido de Comércio de Emissões e por último o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Estes permitem que os países consigam cumprir com as exigências de redução.
Especifica que as atividades compreendidas nos mecanismos mencionados devem ser desenvolvidas adicionalmente às ações realizadas pelos países industrializados dentro de seus próprios territórios. Entretanto, os Estados Unidos, como outros países, tentam à todo custo, evitar limites sobre o uso que podem fazer desses mecanismos. Permite aos países ricos medir o valor líquido de suas emissões, ou seja, contabilizar as reduções de carbono vinculadas às atividades de desmatamento e reflorestamento.

Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_5812-0zqc4/SpCPt0zuCuI/AAAAAAAAAAM/OBZbpsHcHE4/s1600-h/camada+de+ozonio.JPG

Nenhum comentário: