IBAMA - www.ibama.gov.br

O IBAMA conta com a sua colaboração! Ajude o Brasil a dizer não ao tráfico de animais silvestres. Se decidir ter um animal silvestre como animal de estimação, não compre animais de criadouros ilegais e não adquira animais provenientes do tráfico e do comércio clandestino.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Consequência da destruição dos bosques

Os bosques abrangem 60% da biodiversidade do planeta, protege as bacias hidrográficas, cumprindo, juntamente com os oceanos, um papel fundamental na regulamentação no ciclo da água, pois suas árvores (as do bosque) acumulam as substâncias poluentes do ar, ajudando, assim, em seu processo de fotossíntese.
Segundo os últimos sensos, já foram destruídas cerca de 80% dos bosques primários pela ação antropológica, e desses 20% restantes, pouco menos de 1/5 está intacto.

Nos últimos 20 anos foram perdidos200 milhões de hectares e por ano, atualmente, são cerca de 15 milhões de hectares, isso no cenário global. Se não frearmos esse ritmo, dentro de 45 anos eles não mais existirão.

As consequências em todos os pontos de vista são negativas: desaparição de espécies animais e vegetais; perda do habitat natural de várias espécies, ocasionando seu deslocamento a outras áreas (inclusive centros urbanos, como já ocorrem); exposição das águas à poluição, visto que a mata ciliar é retirada, com isso também ocasiona à erosão do solo e quando queimado perde seus nutrientes e torna-se um solo pobre, incapaz de cultivar plantas de grande porte. Os mercenários dizem que podem ser construídos prédios. Até parece!!!

Conscientes do desflorestamento, representantes de 25 países reuniram-se em Toronto, Canadá e criaram o Sistema de Certificação Floresta (FSC), com o propósito de salvar e recuperar o planeta do desflorestamento.

Nenhum comentário: