IBAMA - www.ibama.gov.br

O IBAMA conta com a sua colaboração! Ajude o Brasil a dizer não ao tráfico de animais silvestres. Se decidir ter um animal silvestre como animal de estimação, não compre animais de criadouros ilegais e não adquira animais provenientes do tráfico e do comércio clandestino.

domingo, 13 de setembro de 2009

Preocupação com Rio Tiête ( ou 'joagada de marketing') [?]

Flutuador percorre trecho do Rio Tietê na capital paulista
A bordo de um caiaque, o ecoesportista Dan Robson acompanha percurso.
Objetivo da experiência é medir qualidade da água em toda a extensão.

O flutuador desenvolvido em parceria entre a Rede Globo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) percorreu nesta sexta-feira (11) um trecho do Rio Tietê na capital paulista, depois de 11 dias desde o início do percurso, no município de Biritiba-Mirim. A bordo de um caiaque, o ecoesportista Dan Robson acompanhou o flutuador até a Ponte Cruzeiro do Sul. Neste sábado (12), Dan parte do mesmo ponto e segue até o fim da Marginal Tietê. O objetivo da experiência é medir a qualidade da água em toda a extensão do rio (Foto: TV Globo/Bob Paulino)

Flutuador registra aumento de nível de oxigênio no Tietê
Nível passou de 0,6 para 3,5, que é considerado ruim. Poluição causada por esgoto é maior problema do rio.
O flutuador desenvolvido pela Rede Globo e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e que percorre o Rio Tietê há onze dias registrou nesta sexta-feira (11) o aumento dos níveis de oxigênio na água no começo da área urbana de São Paulo. Na quinta-feira (10), o índice tinha ficado em 0,1, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e na manhã desta sexta, chegou a 3,5. Esse nível, porém, é ainda considerado ruim.

A melhora nos nível de oxigênio, porém, aconteceu num ponto específico. Depois, os índices voltaram a cair.

Às 6h desta sexta, o flutuador começou a expedição perto da Ponte Imigrante Nordestino, na Zona Leste. Às 6h30, o primeiro índice registrado foi de 0,8, considerado péssimo. Duzentos metros depois, o nível de oxigênio na água melhorou muito, passando para 3,5, ainda considerado ruim.
Às 7h30, caiu um pouquinho e foi para 2,8. Uma hora mais tarde, o índice voltou a subir para 3,5. Às 9h, o nível caiu novamente e foi para 2,6, ainda ruim. A partir daí, só caiu e, às 10h, foi para 1,9, considerado péssimo. Às 11h, o nível piorou ainda mais, chegando a 0,6.

A poluição causada pelo lançamento de esgoto no rio é o maior problema do Rio Tietê. Enquanto não forem feitas a coleta e o tratamento adequado, o rio vai continuar sofrendo com a poluição. Outro problema grave é o lixo e carcaças que são levadas pelas chuvas ou que são jogadas diretamente no rio.
Flutuador percorre Rio Tietê para medir índice de oxigênio na água
Experiência começou às 6h30 desta terça-feira (1º) em Biritiba-Mirim.
Flutuador usado em medição foi desenvolvido pela Rede Globo e pelo IPT.
A partir desta terça-feira (1º), um flutuador desenvolvido pela Rede Globo e pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vai percorrer o Rio Tietê para medir o índice de oxigênio na água. Existem muitas formas de medir a qualidade da água. Mas a quantidade de oxigênio é fundamental para determinar a possibilidade de sobrevivência dos peixes.

O Tietê é um rio diferente. Ele nasce perto do mar, corre para o interior e vai desaguar no Rio Paraná. Depois de ficar muito poluído na capital paulista, o Tietê ganha vida de novo. O primeiro trecho onde ocorrerá a medição é em Biritiba-Mirim, a 79 km de São Paulo. O rio nasce em Salesópolis, a 50 km de Biritiba-Mirim. Mas o flutuador não foi lançado na nascente do rio, porque é um trecho muito acidentado.
Por meio de um programa de computador, será possível acompanhar, em tempo real, onde está o flutuador e qual o nível de oxigênio na água naquele local. São três índices de medição: de zero a 1,9 significa que o nível de oxigênio na água é péssimo, quase não há vida. De dois a 4,9, é ruim. E, acima de cinco, bom. O flutuador foi lançado às 6h30, na zona rural de Biritiba-Mirim. A água tinha 5,6 de oxigênio, considerado bom.

Até as 9h, ele havia percorrido 4 km e o índice mudou. Passou para 6,1, aumentou a qualidade. No início da tarde desta terça-feira, o flutuador estava a 1 km do Centro do município e o nível de oxigênio era de 6 pontos. Essa é uma região que tem muitas pedras e igarapés, o que ajuda a manter o rio limpo.

Nenhum comentário: